segunda-feira, 20 de junho de 2011

PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS

O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Mas quem diria que um determinado número de carbonos e hidrogênios alocados em uma mesma cadeia fariam tanta diferença no cotidiano das pessoas? Desta forma, o petróleo continua sendo uma fonte muito questionável, mas essencial para a realização de muitas atividades, apresenta um grande potencial energético, e é utilizado como fonte de matéria prima por grandes setores como o de plasticidade e o farmacêutico.
Todavia, apesar de possuir tamanho potencial, essa fonte de energia se torna cada vez mais difícil de acesso devido a altas profundidades dos poços, e prejudicial ao meio ambiente de modo que os gases emitidos durante a geração de energia contribuem para o efeito estufa.
Sendo assim, a busca de fontes alternativas de energia torna-se cada vez mais acentuada, com o objetivo de gerar algo limpo e menos prejudicial ambientalmente. Entre estes utilizados se encontram os derivados destes, que mesmo não possuindo o mesmo potencial de energia, ainda geram a mesma.
Incluem:
Gás natural
Gás liqüefeito de petróleo (GLP)
Éter de petróleo
Benzina
Gasolina
Nafta
Querosene
Óleo díesel
Óleo combustível pesado
Óleo lubrificante
Parafina e vaselina
Resíduos: asfalto

Gás liquefeito de petróleo(GLP)

Consiste de uma mistura composta por butano e propano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.

Gasolina

É um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil, constituído de uma mistura de hidrocarbonetos de c5 a c9 (carbonos) . A gasolina é obtida por destilação e outros processos na refinaria. Com o propósito de baratear ou aumentar a octanagem da gasolina, são adicionados produtos não devivados do petróleo como o metanol e o etanol.

Querosene

O querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido pela destilação fracionada do petróleo puro. O querosene é largamente utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, e é ainda usado como solvente. Tem como característica a produção de queima isenta de odor e fumaça.

Óleo diesel

É um combustível empregado em motores a diesel. Sua característica primordial é a viscosidade, considerando que, através desta propriedade é garantida a lubrificação.

Parafinas

É um produto comercial de aplicação ampla, é usado como impermeabilizante de papel, explosivo, revestimento de pneus, além de poder ser misturado ao chocolate com o objetivo de dar consistência ao mesmo.

Asfalto

É obtido do resíduo das destilações do petróleo. Tem grande utilidade na pavimentação de ruas e sua forma oxidada é utilizada como revestimento impermeabilizante.

TRANSPORTE

Os transportes utilizados para o petróleo e seus derivados geralmente combustíveis, são o marítimo por meio de navios e cabotagem, e o dutoviário através de oleodutos e gasodutos. Dentro destes processos devido à alta toxidade, estes produtos possuem certas especificações, sendo uma delas a armazenagem, quando estes são transportados por navios, devem então ser alocados em barris específicos ou botijões para evitar vazamento.
            Os riscos oferecidos a este transporte se referem principalmente ao vazamento dos barris ou nos dutos, resultando na poluição de mares e oceanos a modo de atingir os lençóis freáticos do planeta, além de levar a morte diferentes espécies de animais.


LEGISLAÇÃO
  • Decreto 1021/93 | Decreto nº 1.021, de 27 de dezembro de 1993

Dispõe sobre a fiscalização da distribuição, do armazenamento e do comércio de combustíveis, apuração das infrações e penalidades.
  • Lei 4452/64 | Lei no 4.452, de 5 de novembro de 1964
Altera a Legislação relativa ao Impôsto Único sôbre lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos, e dá outras providências.
  • O presidente da república, faz saber que o Congresso Nacional decreta e é sancionada a seguinte Lei:
Art 1º O impôsto único sobre lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos, qualquer que seja a procedência do petróleo bruto e seus derivados, será "ad-valorem", calculado sobre o preço "ex-refinária" (artigo 2º), no caso de refinados, ou sobre o custo CIF médio de importação, no caso do petróleo bruto, nas seguintes percentagens segundo o produto. 

SIMBOLOGIA
Inflamável

Nenhum comentário:

Postar um comentário